The Rembrandt House

Demonstração de como fazer uma gravura de Rembrandt... incrível.

Fiquei com o quadro que vi estes dias do Rembrandt na cabeça, aquele do Rijks Museum. Aliás, Rembrandt me deixou um pouco intrigada, por isso, ontem, fui até a casa que ele morou em Amsterdam. The Rembrandt House. O museu fica muito perto do Waterlooplein, um dos maiores mercados à céu aberto da cidade. Rembrandt comprou a casa em 1639. Em 1656 teve graves problemas financeiros e precisou se desfazer de sua grande coleção de arte e objetos exóticos (tem até jacaré empalhado em uma das salas que mostra os objetos, agora, reunidos). Em recente reforma, o interior da casa foi redecorado para que pudessemos realmente visualizar como a casa era quando habitada. São vários andares que mostram desde o quarto de visitas até o estúdio onde Rembrandt trabalhava, minha parte preferida da casa.

As tintas. Os pigmentos usado pelo artista vinham de pedras coloridas que, infelizmente, não vou lembrar o nome, algumas caríssimas, inclusive. Logo após ter tirado esta foto uma das funcionárias do museu fez uma demonstração de como Rembrandt fazia sua própria tinta. Foi genial, fiz um vídeo, mas acho que preciso de umas aulas com meus amigos cineastas, porque ficou muito ruim…rs.

Curiosidade: O povo naquela época bebia bastante cerveja. O vinho era muito caro. Na cozinha, lugar mais frequentado pelos moradores da casa, tem uma cama que fica dentro de uma estrutura de madeira fechada. Também a cama de Rembrandt, em seu quarto, ficava em um compartimento de madeira com portas. Além de estranho, o que me chamou atenção para este detalhe foi o tamanho dos cubículos. Talvez seja só impressão, mas tenho quase certeza que um holandês, deitado e esticado, não caberia ali, já que eles são altos, muito altos. Bom, mas isso talvez seja papo de baixinha.

site: http://www.rembrandthuis.nl

28. October 2010 by renata
Categories: Arte | Tags: , , , | 2 comments

Comments (2)

  1. Queri, se não me engano eles dormiam sentados porque tinham medo de morrer engasgados se deitassem!

    Eu amei a casa do Rembrant, lembra que temos uma minitura nela lá em casa? O Biel me deu! :D

    Beijos, Saudades!

    • Sim, vi a casinha montada na entrada do museu e lembrei de vocês na hora!!!!!!!!!!!! Estou amando visitar os museus e conhecer um pouco mais sobre essa cidade que daqui a pouco vai ser a minha…rsrsrs. beijocasssss

Leave a Reply

Required fields are marked *