Vou-me embora pra Pasárgada… Hermitage Museum.

O poema de Manuel Bandeira era declamado quase toda a semana pela Yara, minha antiga colega de trabalho. Riamos muito quando ela, inspirada, levantava da cadeira, puxava a respiração e começava… “Vou-me embora pra Pasárgada; Lá sou amigo do rei; Lá tenho a mulher que eu quero; Na cama que escolherei”. Era uma belezura. Pois sábado fui no Hermitage museum e quase gritei quando me dei conta que o rei do poema era Alexandre – O Grande. Sim, ele conquistou Pasárgada e muitas outras cidades criando um grande império. A exposição sobre ele está ótima e vai até 18 de março de 2011. Entre moedas, pinturas e estátuas descobri que Heracles (Hércules, para os íntimos) fez os dozes trabalhos porque matou a mulher e os filhos. Alexandre era fá deste semi-deus. Também descobri que o grande amor do imperador era um homem, Heféstion. Ele foi vice-comandante de suas tropas. Alexandre contribuiu, e muito, para a difusão da cultura grega. Do Egito à Pérsia. Suas conquistas aproximaram Ocidente e Oriente, dando origem a uma nova cultura, a helenística, resultado da mistura das culturas ocidental e oriental. Um grande guerreiro que se inspirou em Alexandre foi Júlio César. Sempre pensei nessa ligação e, claro, descobri isso lendo Asterix e Obelix. (Ah, agradecimentos especiais ao Elano que me apresentou o museu e aguentou os meus comentários óbvios…rsrs).

Alexandre - O Grande.

http://www.hermitage.nl/en/

08. November 2010 by renata
Categories: Arte, História | Tags: , , , , | 4 comments

Comments (4)

  1. oi renata,
    linkei o seu blog la na minha lista do ‘saia para ver’.
    grande abraco,
    P.

  2. A D O R E I a pesquisa e melhor adorei a recordação.
    Para mim pasárgada sempre esta onde estão os que amo, por isso, sempre que posso fujo pra lá. Espero que tenha encontrado sua pasárga, também.

    …e quando estiver triste,
    mas, triste de não ter jeito
    quando de noite me der
    vontade de me matar
    -lá eu sou amigo do Rei!
    Terei a mulher que quero, na cama que escolherei.

    Vamos embora pra pasárgada
    bjus e sucesso blogueira

    • Lindonaaaa. Quando estou triste lembro sempre dos amigos e que tudo nessa vida tem solução!!!!!!!!!! Ai tu é incrível, lembro tanto das tuas risadas e dos teus comentários. beijocas mais beijocas pra ti!!!!

Leave a Reply

Required fields are marked *